PROGRAMA FESTA IMACULADA CONCEIÇÃO 2010 - Novena 02/12 - 11/12

PROGRAMA FESTA IMACULADA CONCEIÇÃO 2010


1º Dia (quinta) 02/12 19:30h - Tema: Maria, a Imaculada Conceição

2º Dia (sexta) 03/12 19:30h - Tema: Maria, Sempre Virgem

3º Dia (sábado) 04/12 19:30h - Tema: Maria, Mãe de Deus

4º Dia (domingo) 05/12 19:00h - Tema: Maria, Esposa do Espírito Santo

5º Dia (segunda) 06/12 19:30h - Tema: Maria, Medianeira de Todas as Graças

6º Dia (terça) 07/12 19:30h - Tema: Maria, Mãe da Igreja e Nossa Mãe

7º Dia (quarta) 08/12 19:30h - Tema: Maria, Assunta ao Céu

8º Dia (quinta) 09/12 19:30h - Tema: Maria, rainha do Céu e da Terra

Dia (sexta) 10/12 19:30h - Tema: Maria, Modelo de Santidade

FESTA (sábado) 11/12 8:00h - Missa das Crianças

FESTA (sábado) 11/12 9:00h - Ofico da Imaculada Solene

FESTA e COROAÇÃO (sábado) 11/12 19:30h - Tema: Maria, Bendita Entre Todas as Mulheres

MISSA (domingo) 12/12 8:00h - Missa dos Benfeitores e Dizimistas

ENCONTRO DAS FAMÍLIAS (domingo) 12/12 14:00h - 19:00h

MISSA (domingo) 12/12 19:00h - Missa das Famílias

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

1º ano de Ordenação Sacerdotal do Pe. Alexandre

No mês de Setembro, Pe. Alexandre completou seu 1º ano de Ordenação Sacerdotal, junto com os paroquianos e sua familia, na Paróquia Imaculada Conceição - Franco da Rocha.

Com muita alegria os paroquianos prepararam uma belissima celebração, para comemorar junto ao Pe. Alexandre esse dia maravilhoso e importante em sua vida.

Altar Paróquia Imaculada Conceição

Dona Josefa e Pe. Alexandre, CR

Cesar e Pe. Alexandre, CR


Consagração

Consagração

Pe. Alecandre, CR e Pe. Roberto, CR

Pe. Alexandre assistindo a homenagem

Pe. Roberto e Pe. Alexandre assistindo a homenagem da Paróquia

Homenagem parao o Pe. Alexandre


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CORPUS CHRISTI

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."

A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Luiz Fernando.


 Os tapetes foram elaborados pelo Grupo de Oração RCC 

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Aniversário do Pe. Alexandre

No dia 30 de abril comemoramos com muita alegria o Aniversário do nosso querido Vigario Pe. Alexandre, CR. Que completou seus 28 anos. Estiveram presentes seus pais Sergio e Neusa, sua avó Lourdes e sua amiga Tereza, que vieram especialmente festejar essa data especial junto com os paroquianos. 
Que possamos comemorar junto ao Pe. Alexandre muitas primaveras e que nossa Mãe Imaculada o cubra com seu manto sagrado, lhe dando muita saúde e coragem para seguir com seu ministerio.

Familia Reunida
Pe. Alexandre e catequistas
Marli, Pe. Alexandre e Rodolfo




 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PENTECOSTES

Em tempo de Pentecostes a nossa Paróquia esteve em Vigilia, iniciou com a Santa Missa ás 23:00 horas presidida pelo Pe. Alexandre, no decorrer varios grupos e momentos de oração, reflexão e louvor, terminada com uma procissão em nossa cidade as 6:00 horas da manhã.


Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia".


No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Quem é o Espírito Santo?

O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).

Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Semana Santa 2010

A Semana Santa é uma tradição religiosa do Cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
A Semana Santa se inicia na celebração da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.
 
DOMINGO DE RAMOS
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras.


SEGUNDA - FEIRA SANTA
É o segundo dia da Semana Santa. Onde o Nosso Senhor dos Passos começa sua caminhada rumo ao calvário.
Ocorreu também neste dia a missa da penitência as 5:00h da manhã, com a igreja lotada.


TERÇA - FEIRA SANTA
É o terceiro dia da Semana Santa.Onde é celebrada, as sete dores de Maria.


QUARTA - FEIRA SANTA
É o quarto dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebra o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.



QUINTA - FEIRA DA CEIA
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É também celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da Sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer.

Lava-pés

SEXTA - FEIRA SANTA OU SEXTA - FEIRA DA PAIXÃO
É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz. A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um padre, presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha.







SÁBADO SANTO
Também era chamado de Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.


Pe. Luiz Fernando



Pe. Alexandre, Pe. Luiz Fernando e
Pe. Evandro


Pe. Luiz Fernando batizando Juliana

DOMINGO DE PÁSCOA
É o dia da ressurreição de Jesus, e as comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.


Pe. Evandro


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

HISTÓRIA

A história da Paróquia Imaculada Conceição remonta ao inicio do século passado, quando foi edificada a primeira capela em nossa cidade, sufragada em honra a Nossa Senhora da Conceição. Com o auxilio generoso da população da Estação Juqueri, em pouco tempo a capela estava pronta. Para inauguração em 1908, foi organizada uma grande festa, que contou com a participação de toda a população, organizando-se uma banda de musica, regida pelo chefe da estação que abriu as solenidades com a Sinfonia do Guarani de Carlos Gomes. Na oportunidade Dona Leopoldina Franco da Rocha, esposa do Dr. Franco da Rocha entregou a imagem de Nossa Senhora da Conceição que viera do extinto Hospício da Rua Tabatinguera em São Paulo para o Hospital do Juqueri.
 
Os anos se passaram, a estação do Juqueri alcançaria sua emancipação política administrativa, separando-se de Mairiporã. No dia 19 de março de 1940, nossa Igreja foi elevada a categoria de Paróquia, pelo então Bispo Diocesano D. José Mauricio da Rocha. Assumiu a Paróquia o Pe. Antonio Veloso Gomes, sucedendo ao Pe. Luiz Assemani, vigarario da Vila de Juqueri (vigário de Mairiporã). Sua permanência entre nós foi breve e a Paróquia passou a ser assistida pelo Capelão da Paróquia da Cia Melhoramentos, Pe. Aquiles Silvestre. Até 1946 muitos sacerdotes passaram pela Paróquia, compondo uma lista considerável de religiosos.
 
Em abril de 1946 o Pe. Germano Brand assume a Paróquia, ficando até o ano de 1948, quando toma posse o Pe. Pedro Stons, dos Padres do Sagrado Coração. Um ano de paroquiato e em dezembro desse mesmo ano, 1949, toma posse o Pe. Francisco Jorge do Amaral, vindo da Paróquia de Piracaia. De 1949 a 1950 assume a Paróquia o Pe. Pedro Paulo Farchat, natural de Bragança Paulista e tragicamente falecido em acidente.
 
Sucedeu-lhe o Pe. Alexandre Botinelli (1950 a 1955) e pela primeira vez fica mais tempo, realizando um trabalho admirável, cujo reconhecimento foi dado pela municipalidade, ao outorgar o seu nome para a Praça da Matriz, perpetuando sua memória. Em seguida chegou o Pe. José Sagliocco, vigário de 1955 a 1968.
 
Sucedeu-lhes os Pe. Avedis Klerlakiam de 1968 a 1971, como vigário cooperador, sendo responsável pela Paróquia o Pe. José Cezar de Oliveira. Em 1971 chega o Pe. Egidio José Porto que permaneceu entre 1971 a 1976. Neste período que compreende o inicio de Paróquia, meados do século passo até 1976 a Paróquia instituiu diversos movimentos, dos quais destacaram-se: Apostolado da Oração criado em 1937, sendo a 1ª Presidente a Sra. Mafalda Otrante e a Congregação Mariana em 1941 sendo seu 1º presidente o saudoso José Nicodemo; neste mesmo ano foi instituída a Cruzada Eucarística e a Pia União das Filhas de Maria, presidida pela Sra. Maria Magalhães. Ressalta-se que o território do atual município de Franco da Rocha e do município de Francisco Morato, até sua emancipação e criação da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Em 1976 chega o Pe. Pedro Loll CR (1976 a 1984 – 1º período) com a Congregação do Cristo Ressuscitado; juntamente com os Padres Tadeu Sikorski CR; Pe. Zygmunt Frankowiak CR. Seu trabalho imprimiu extraordinário progresso a Paróquia. Construí-se a Casa Paroquial, reformou-se a Igreja Matriz, construíram-se inúmeras Capelas por todo o território paroquial. Sucedeu-lhe o Pe. Adão Swalek CR, vigário de 1984 a 1986, também da Congregação do Cristo Ressuscitado.

O trabalho continuou no mesmo ritmo, com especial atenção, agora, para a parte espiritual, com vista a evangelização. Em 1986 retornou a Paróquia o Pe. Pedro Loll CR como vigário Paroquial, tempo como auxiliar o Pe. Estanislau Zelazek CR, e Pe. Paulo Solak CR. Nesta sua 2ª passagem foi construída a Igreja do Cristo Ressuscitado, em área central da cidade, sendo posteriormente transformada em Paróquia do Cristo Ressuscitado. Neste período de administração da Congregação do Cristo Ressuscitado foram criadas as Paróquias de Vila Ramos com o Pe. Adão Swatek sendo seu 1º vigário, posteriormente foi desmembrada a área que compreende o território da Paradinha, criando-se a Paróquia Bom Jesus da Paradinha, sob a administração da Diocese.
 
Sucedeu o Pe. Pedro Loll CR em 1994 o jovem e dinâmico Pe. Paulo Solak CR que vem executando um trabalho sério e teve com ajudantes Pe. Antonio Coelho CR, Pe. Zygmunt Franchowiak CR, atual Pároco da Paróquia do Cristo Ressuscitado e Pe. Fabio Rossi CR.

Janeiro de 1997 Pe. Paulo Solak CR iniciou a reforma da Igreja Matriz Imaculada Conceição, com o objetivo de seguir os padrões originais da Igreja, também foi feita a restauração de altar e da imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição.

A Paróquia caminha com firmeza, cumprindo o compromisso com o “Povo de Deus”.

De 2005 a 2009, mas uma vez Pe. Adão Swatek CR assume o como Paróco, fazendo seus trabalhos e atendendo o povo da cidade.

Adicionar legenda
Em 2009, Pe. Adão Swatek CR deixa a Paróquia e assumindo no lugar o Pe. Luiz Fernando Siqueira Fonseca CR e o Diacono Alexandre Lopes Alessio CR. Com um enorme avanço, a Paróquia começa a se estruturar. E neste mesmo ano, a Ordenação Sacerdotal do Pe. Alexandre Alessio CR é realizada em sua cidade natal Barra Mansa - RJ.

Em 2010, Pe. Luiz Fernando deixa a Paróquia e Pe. Roberto Cachoeira Javorski CR toma posse.
Atualmente, o Paróco é Pe. Roberto Cachoeira Javorski CR e o Vigário Pe. Alexandre Lopes Alessio CR. Onde a Cidade festeja com alegria os trabalhos e atenção de ambos para com os fiéis e também o reavivamento das Pastorais, Movimentos, Grupos e Associações.